O que considerar na hora de escolher um software de monitoramento?

O que considerar na hora de escolher um software de monitoramento?

Introdução

Para aqueles que trabalham com segurança eletrônica, contar com uma boa plataforma de monitoramento é indispensável. Essa ferramenta unifica diversos processos e etapas do cliente em uma única solução, sendo uma excelente forma de realizar a gestão de operações em uma central de vigilância.

Por meio dessa plataforma, consegue-se centralizar informações, aumentar a produtividade da equipe, reduzir custos através de controles específicos, além de ser mais intuitivo para o cliente final quando necessário, como, por exemplo, na entrega de aplicativos. 

Mas, afinal, o que deve ser considerado ao escolher um software de monitoramento? Onde redobrar sua atenção ao fazer a escolha dessa solução?

Neste artigo, você entenderá melhor o que é e como escolher um bom software de monitoramento para aproveitar os benefícios de uma plataforma como essa. Confira!

Software de monitoramento de alarmes ou de portaria remota: qual a diferença entre eles para uma plataforma de gestão de eventos de segurança?

Um software de monitoramento de alarmes ou de portaria remota, visa possibilitar o atendimento desses serviços de forma restrita.

Porém, com a evolução tecnológica, alguns softwares se tornaram ferramentas mais amplas, possibilitando o monitoramento de eventos diversos, que vão além do alarme ou da portaria remota, o que torna as plataformas muito mais completas.

E por que isso faz diferença para a empresa de segurança?

Os projetos de proteção são montados de forma integrada, com diferentes tipos de tecnologias, controles e funcionalidades, oferecendo um posicionamento de mercado quanto à proteção oferecida aos clientes monitorados, gerando assim, a ampliação.

Isso se reflete inclusive no posicionamento de mercado da empresa de segurança, que será lembrada como uma empresa que monta projeto de segurança, ao invés de ser taxada como “empresa de monitoramento de alarmes” ou “empresa de portaria remota”.

Em suma, uma plataforma de gerenciamento de eventos de resguardo oferece uma atuação comercial mais ampla para as empresas de segurança, elevando os níveis de proteção de um ambiente monitorado, enquanto softwares verticalizados (como software de monitoramento de alarmes ou software para portaria remota) oferecem uma atuação mais restrita.

A atenção na operação também é fundamental, portanto, investir nesse tipo de tecnologia possibilitará que você opere seus serviços com mais qualidade. Uma ferramenta poderosa para administrar os procedimentos e operações internas de sua central de segurança irá otimizar todos os processos e as rotinas de negócios de proteção.

Assim, essa plataforma aumentará a produtividade de sua equipe, com um ambiente em que o tempo é mais bem utilizado, assim como os recursos de hardware são mais bem aproveitados também, pois não precisará de múltiplos servidores internos, já que a empresa atua em negócios diversos.

 O que considerar na hora de escolher um?

Existem várias soluções disponíveis no mercado e para escolher uma que tenha qualidade e seja boa para seu negócio, é preciso considerar diversos fatores.

A avaliação do software no mercado, seu desempenho, sua compatibilidade com outros dispositivos e sua usabilidade, por exemplo, são alguns dos critérios que devem ser ponderados. E, para facilitar essa tomada de decisão, selecionamos seis critérios fundamentais.

  1. Suporte técnico de qualidade

Ter a certeza de que você nunca está sozinho é fundamental. Portanto, teste exaustivamente o suporte técnico da empresa. Assegure-se de que, quando precisar, estarão ao seu lado para ajudar.

  1. Ser uma plataforma de monitoramento

Como dito acima, utilizar uma solução que possibilite ir além de simplesmente monitorar alarmes ou atender portarias remotas te ajudará a ter uma atuação mais ampla no mercado, atendendo de forma mais abrangente as necessidades dos clientes.

  1.   Usabilidade

Um bom software deve ser intuitivo e centralizado, ou seja, sua equipe consegue usar a plataforma sem grandes dificuldades, em uma interface descomplicada e convidativa.

  1.   Integração

É indispensável que a plataforma de monitoramento se integre às demais soluções e sistemas de sua empresa dos mais diferentes fins, como ERPs, softwares de rastreamento, VMSs, além de integrações nativas, com os hardwares, que estão na ponta. Uma das maiores dificuldades de se implantar um sistema é ter uma integração com os demais aplicativos utilizados, por isso, não se pode desconsiderar esse ponto.

  1.   Avaliação no mercado

Uma boa forma de saber se um software de monitoramento é o ideal para sua empresa é pesquisando a sua avaliação no mercado. Identifique o que outros usuários estão dizendo sobre a plataforma e, se possível, converse com alguns deles. As dificuldades, os erros e os acertos de outros podem te ajudar a escolher o melhor para a sua empresa.

  1.   Desempenho

A eficiência e o bom desempenho do software são fundamentais para constatar a utilidade dele para sua empresa. Por esse motivo, entenda bem as configurações do sistema antes de escolhê-lo, quais são as suas funcionalidades e as possibilidades que ele te trará.

  1.     Relatórios eficientes

Um dos aspectos fundamentais para a área de segurança é acompanhar bem de perto as informações geradas pelos sistemas. Por isso, é importante ver os relatórios que o software consegue gerar, como é a sua integração de informação e como isso chega ao cliente.

  1.     Segurança da Informação

A segurança da informação é um fator-chave em todos os aspectos da tecnologia, sobretudo atualmente. É preciso ter uma ferramenta que mantenha seus dados seguros.

Conclusão

A plataforma de gestão de eventos de segurança é uma ferramenta que pode ajudar muito no desempenho e nos resultados de uma empresa. Escolher um sistema bem elaborado e com ferramentas adequadas é fundamental para aproveitar ao máximo essa tecnologia.

Por todas as razões apresentadas, a Moni tem a solução certa para você. Desenvolvemos um software que possibilita uma atuação absolutamente ampla no mercado, possibilitando ir sempre além do convencional. Nosso suporte técnico está sempre ao lado dos clientes para ajudar nas adversidades. 

Com o Moni, você terá a gestão completa de todos os eventos que podem ser monitorados dos seus clientes, com uma estrutura operacional muito eficiente e com recursos exclusivos, como, por exemplo, a distribuição automática de atividades aos operadores e layout de atendimento híbrido.

Conheça agora o software de monitoramento da Moni e tenha uma ferramenta poderosa em sua empresa de segurança.