Confira as tendências para o mercado de segurança eletrônica em 2022!

Confira as tendências para o mercado de segurança eletrônica em 2022!

Segurança eletrônica em 2022. Prepare-se para as tendências revolucionárias do próximo ano na área de segurança eletrônica.

Introdução

O ano de 2022 é promissor para diversas áreas, e a de segurança eletrônica é uma delas! A pandemia acelerou diversos processos de digitalização de empresas, o que perdurou em 2021 e deve continuar intenso no ano que segue.

Além disso, diversas tecnologias que já estavam em alta tomaram ainda mais força para uma implementação em uma velocidade surpreendente. São diversas tendências que estão se consolidando e devem ser observadas por você, gestor de empresa de segurança!

Confira neste artigo tudo o que aconteceu em 2021 na área e quais são as tendências para 2022. Prepare-se para um ano cheio de novidades!

Retrospectiva 2021

O controle de acesso com tecnologia facial, integração entre soluções (imagem, controle de acesso, alarme e comunicação IP), monitoramento On-demand e monitoramento de eventos de vídeo analítico foram alguns dos destaques de 2021 que afetaram a área da tecnologia de segurança eletrônica.

Os clientes estão mais exigentes, e as tecnologias estão cada vez mais integradas. Isso tornou necessárias muitas mudanças na área de segurança, as quais devem atender não apenas a proteção da área para a qual é contratada, como também prover uma interface adequada para um público cada vez mais exigente — e minucioso — com a tecnologia.

As melhorias nos dispositivos físicos e nas plataformas de gestão são, assim, necessidades aceleradas pelo mundo pandêmico e vão continuar crescendo na área de segurança eletrônica.

Além disso, os aplicativos de gestão interna para o acompanhamento dos clientes se destacaram, tornando-se muito mais do que uma tendência passageira: é uma necessidade de quem contrata os sistemas de segurança.

Controles de acesso cada vez mais inteligentes, e também procedimentos de segurança automatizados são algumas tendências de 2021 que não sairão do radar do consumidor.

Foram mudanças que trouxeram soluções cujas demandas permanentes tornam indispensável que as empresas de segurança inovem e se atualizem conforme as novas tecnologias.

Tendências para 2022

  • Monitoramento integral

A visão completa das vulnerabilidades de um ambiente possibilita projetos mais integrados de segurança, por consequência uma ação mais precisa das centrais de monitoramento nas adversidades.

Alguns exemplos de projetos integrados são:

– Integração entre alarme, imagem e áudio: o operador consegue identificar comportamentos suspeitos e intervir à distância, se comunicando com dispositivos de voz pelo próprio software de monitoramento e restringindo o poder de ação de pessoas mal-intencionadas.

– Integração entre todos os dispositivos em projetos de portaria remota: muitas empresas de destaque em portaria remota foram além de somente atender interfones, nesse cenário, criaram complexos cenários de proteção utilizando tecnologias e entregaram a sensação de maior segurança aos condôminos.

  • Monitoramento On-Demand

Com as adversidades econômicas, muitos clientes finais precisarão reduzir custos mensais e o conceito de consumir “sob-demanda” também se projetará entre centrais de monitoramento.

Por meio de aplicativos, as empresas de segurança poderão entregar um conceito de autoatendimento, onde a central de monitoramento intervirá nas exceções, cobrando de forma pontual.

É claro que haverá um valor mínimo de “disponibilidade”, no qual existe uma tendência de aumentar consideravelmente o volume de contas monitoradas por ser um valor de serviço mais baixo, mas justamente porque o custo operacional é muito reduzido. As exceções serão devidamente cobradas.

  • Segurança colaborativa

Diminuir as taxas de criminalidade a partir de uma ação conjunta em comunidade tem se tornado cada vez mais popular.

Por isso, uma tendência para 2022 é a segurança colaborativa, na qual vizinhos se unem com o uso da tecnologia para manter a região onde moram segura. Não apenas a articulação popular, como também aplicativos adequados podem ajudar nesse processo.

  • Câmeras de alta resolução

Seja para a segurança, seja para selfies, as câmeras estão cada vez melhores, e a tendência é que essa qualidade seja requerida em todas as áreas em que se possa usar esse dispositivo.

Por isso, a melhoria das câmeras de segurança, com alta resolução e cada vez mais funções é uma tendência permanente para as empresas de segurança.

  • Controles de acesso mais inteligentes e tecnológicos

Os clientes tendem a querer controles de acesso cada vez mais tecnológicos. Nada de painéis complicados e acessos em controles específicos!

Os clientes querem acessar aplicativos robustos diretamente de seu smartphone, com tecnologias desde acesso por biometria até o reconhecimento facial, além da funcionalidade de interação entre as pessoas com acesso ao sistema de segurança.

  •  Aplicativos mais completos

Quem contrata sistemas de segurança quer mais autonomia para executar ações. Além disso, quanto mais funcionalidades concentradas em um único aplicativo ou plataforma, melhor para o seu cliente.

Por isso, aplicativos completos e que concentrem o maior número de funcionalidades são tendências para o próximo ano, que promete ser de muitas tecnologias inovadoras e bons aplicativos.

  • Internet 5G

Com o Leilão do 5G no Brasil estabelecido, a tendência é que cada vez mais clientes estejam buscando tecnologias que suportem essa velocidade de internet, que promete processar uma quantidade absurdamente maior de dados em alta velocidade.

Será uma grande evolução, o que requer atenção de todos os setores da tecnologia, inclusive das empresas de segurança que devem saber como esses equipamentos funcionam, como podem impactar seus sistemas e como se adaptar a ele.

Como a Moni pode ajudar? 

O ano de 2021 estabeleceu percursos e tendências que estarão ainda mais fortes em 2022. Desde a aplicação da LGPD, que já está em vigor, até os impactos da internet 5G, que ainda está sendo implementada, todas as tendências para o ano que está por vir prometem grandes mudanças para a área de segurança eletrônica.

Por isso, é preciso estar pronto para a mudança! Entender essas tendências e como elas podem afetar sua empresa de segurança eletrônica é muito importante, além de haver a necessidade de estar sempre acompanhando não apenas as tendências, mas as novas tecnologias e as necessidades dos clientes.

Para levar o que há de melhor para seus clientes e contar sempre com tecnologia de ponta em sua empresa de segurança, faça parte da família Moni! Somos apaixonados por tecnologia e oferecer as melhores soluções para que a sua empresa disponibilize a máxima proteção ao seu cliente é o nosso propósito.

Não perca mais tempo! Confira agora mesmo a plataforma de monitoramento que vai revolucionar sua empresa de segurança em 2022.

>> QUERO CONHECER A MONI <<

A Moni é uma empresa de desenvolvimento de software focada totalmente no aprimoramento constante de uma única plataforma, que leva o mesmo nome da empresa, o software Moni.