As melhores maneiras de reduzir a inadimplência em uma empresa de segurança eletrônica

Introdução

A inadimplência na segurança eletrônica é um fator preocupante. Quando levamos em conta que, atualmente, 4 em cada 10 brasileiros estão inadimplentes, segundo a CNN. Dessa forma, entendemos a importância de criar abordagens que minimizem essa marca no setor.

De todo modo, a segurança é um serviço contínuo. As parcerias são formadas com ótimos rendimentos no que tange ao tempo. Assim, impactos como esse podem se tornar comuns na relação de cliente e empresa de segurança.

O problema pode influenciar, inclusive, os fatores financeiros. Pode trazer uma série de prejuízos. E ainda atrapalhar o crescimento no mercado. 

Com tantos riscos em jogo, o ideal é aplicar recursos que previnam e combatam a inadimplência no segmento. É um modo de otimizar o setor de pagamentos e relacionamento com o cliente.

Veja, neste artigo, as melhores maneiras de reduzir a inadimplência em uma empresa de segurança.

Quais são os principais prejuízos com a inadimplência na segurança eletrônica?

É comum pensar, ao criar um projeto de segurança e fechar um negócio com o cliente, que não haverá problemas com pagamentos futuros. Ainda mais que todo o processo foi combinado entre as partes. E, ainda, há um contrato regulamentando a parceria.

No entanto, problemas podem acontecer por vários motivos. E, ao ocorrer inadimplências recorrentes, todo o negócio pode sofrer com prejuízos.

Veja, abaixo, os principais:

Problemas financeiros

A inadimplência pode ser um fator decisivo nos resultados finais de uma empresa de segurança. Isso porque a falta de retorno financeiro afeta direto os pagamentos. O que pode gerar juros e multas.

Dessa maneira, o alto número de inadimplência pode influenciar o financeiro. O que gera malefícios como a desordem das finanças. Assim, é possível que se torne mais difícil alcançar o equilíbrio financeiro, tão essencial para a engrenagem do negócio.

Impacto no crescimento

Contudo, a inadimplência pode ser prejudicial para a ampliação no segmento. Quando há uma grande taxa, a empresa de segurança não consegue investir em melhorias.

Sendo assim, práticas como aumento da carteira de serviços, fator que gera mais posicionamento para a empresa, podem ser afetadas por conta da falta de pagamento.

E, assim, o crescimento deixa de ser contínuo.

Lucratividade em baixa

Quando não há equilíbrio entre a entrada e a saída de recursos, a tendência é ter lucros mais baixos. Isso acontece pelo aumento da despesa geral do negócio. O que interfere, inclusive, nos resultados finais.

E, ainda, a instabilidade pode diminuir o lucro. E fazer com que não haja um capital fixo para a empresa de segurança.

Como reduzir a inadimplência em uma empresa de segurança?

Como mencionado, as altas porcentagens de inadimplências podem trazer prejuízos para o negócio. Envolve, inclusive, a dificuldade de expansão no mercado.

Assim, veja abaixo algumas maneiras de reduzir essa taxa.

Informações atualizadas

Para dar início a um projeto de redução, o ideal é ter todas os dados dos clientes em mãos.

Para isso, é preciso ter um cadastro atualizado. Isso para entender quais as parcerias estão em aberto. E estudar as principais causas. 

Dessa maneira, fica mais fácil identificar o problema e a maneira certa de resolvê-lo. A negociação precisa partir da situação atual do cliente, levando em conta o seu histórico.

Entre os principais pontos, devem estar o nível de relevância daquele cliente para a empresa. Isso conta por meio do seu ticket médio, número de serviços, tamanho, entre outros. 

Assim, é possível criar soluções personalizadas levando em conta a parceria a longo prazo com o cliente.

Controle dos pagamentos

De nada adianta uma boa negociação se os números não são vistos em tempo real. Os dois são inseparáveis.

Isso significa que um rastreio dos pagamentos resulta em uma boa gestão de inadimplências.

Com os dados dos clientes e as condutas no momento do pagamento, é possível reverter a situação conforme acontece.

Assim, seguindo os padrões identificados de cada parceria. Essa direção permite um tratamento único de cada caso, aumentando as chances de negociação.

Contudo, com o controle, a empresa de segurança identifica com facilidade as contas em aberto. E pode negociá-las logo no momento do atraso.

Dessa forma, oferece soluções diferenciadas que facilitem a transação.

Acordos e negociações

É preciso delimitar soluções para que o pagamento seja efetuado da melhor maneira, conforme os dados de cadastro. Muitas vezes, será necessário implantar políticas de acordos.

Os acordos precisam ser realizados segundo o histórico do cliente. De maneira a realizar concessões. Como, por exemplo, parcelar ou suspender juros.

Dessa maneira, a empresa de segurança garante o pagamento e a data determinada. O que otimiza a parte financeira do negócio e permite a continuidade da parceria.

Cobrança eficaz

É importante que a empresa de segurança tenha um processo completo de cobrança. Alguns pontos são relevantes como a forma que os clientes serão cobrados, bem como a aplicação de juros diante os dias de atraso.

Tudo deve estar disposto no contrato inicial, da forma mais objetiva possível. Assim, a empresa de segurança eletrônica pode gerenciar os pagamentos com estratégia. Sem deixar que os seus parceiros esqueçam de datas.

O ideal é buscar por processos simples, como o envio de SMS ou e-mails com lembretes de vencimento. Isso pode ser feito com disparos automáticos em certos dias, antes da data e também após. 

Outras dicas essenciais

Uma boa maneira de evitar e/ou reduzir inadimplências é reforçar a cultura de pagamentos à vista, por meio de incentivos. Isso pode ser feito através de descontos, o que chama a atenção do cliente para uma possível vantagem econômica.

Além disso, a empresa de segurança precisa valorizar os clientes que pagam em dia, os chamados bons pagadores. Os descontos podem também exercer esse papel.

E, ainda, oferecer ótimas condições de contratações de novos serviços pode ser um bônus nessa parceria.

Assim, se tais incentivos forem de fato interessantes para o cliente, a tendência é que mais clientes busquem seguir os prazos da forma adequada.

Relacionamento com o cliente  

Dentre os cuidados com o cliente, a comunicação é a forma mais certa de aumentar o sucesso da parceria. Estar disponível é uma forma de trazer um diferencial para a empresa.

A relação com o cliente se dá através da presença no dia a dia, para além dos momentos de problemas. Isso acontece por meio da automatização. Como a implantação de aplicativos, por exemplo.

Assim, a empresa de segurança fortalece a relação com o cliente de forma direta. Sem ter custos extras como em ligações telefônicas.

Esse fator pode ser um grande diferencial para reduzir a inadimplência, uma vez que o diálogo sem ruídos tende a dar mais sensação de segurança para os locais. 

Ou seja, a empresa de segurança se coloca em uma posição de prioridade para os seus clientes. O que evita situações como a falta de pagamentos. 

A valorização da marca

Uma empresa de segurança eletrônica, assim como outros negócios, precisa estar atenta ao contexto do mercado.

Para ter boas parcerias, é preciso aprimorar os serviços, de maneira a aumentar o destaque no segmento. 

Realiza-se esse processo por meio da aplicação de serviços diversos. Assim, fornecendo autonomia com integração de soluções que melhoram a segurança.

Assim, os casos podem ser de fato minimizados.

Ou seja, a valorização da empresa de segurança influencia no resultado da parceria com os clientes. Quer saber como oferecer mais serviços e se destacar no mercado de segurança?

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Além disso, auxilia no diálogo por meio de aplicativo. É disponibilizado tanto para uso interno quanto para clientes finais. 

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